Os SMCB,
conscientes das suas responsabilidades, adotaram o Sistema de
Gestão Integrado (Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no
trabalho) para assegurar o contínuo e eficiente abastecimento de
Água para consumo humano, recolha e escoamento eficaz dos pluviais
e efluentes domésticos, recolha de resíduos sólidos urbanos e
serviços de Limpeza Urbana, de um modo ambientalmente sustentável,
num ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus
trabalhadores, num clima de bem-estar e confiança entre
Munícipe/Cidadão, fornecedores, comunidade envolvente e público em
geral.
É propósito da
Organização:
- Avaliar e promover continuamente a
satisfação dos seus Munícipes e as expectativas dos seus
Cidadãos;
- Avaliar e controlar continuamente
os riscos para a saúde pública, com origem no consumo de água,
implementando medidas de prevenção e monitorização eficazes;
- Disponibilizar os meios humanos,
técnicos e financeiros necessários e adequados para o
desenvolvimento de todas as atividades dos
SMCB;
- Envolver e promover a participação
de todos os trabalhadores de modo a garantir o seu compromisso com
o Sistema de Gestão Integrado;
- Promover a cooperação e a
comunicação com todas as partes interessadas.
Assim, os SMCB comprometem-se a:
"Promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão
Integrado de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001, NP EN
14001, NP ISO 45001 e dos seus Regulamentos Internos, cumprindo com
a legislação aplicável e demais exigências que a Organização
subscreva".
Os SMCB comprometem-se
a:
- Cumprir a legislação e regulamentos
aplicáveis à sua atividade;
- Promover a validação e progressão
das competências e do conhecimento a todos os trabalhadores dos
SMCB, assegurando que se mantenham não só profissionalmente
preparados, como conscientes das suas responsabilidades individuais
e coletivas nos Serviços Municipalizados de Castelo Branco;
- Monitorizar e rever anualmente o
Sistema de Gestão Integrado e a adequabilidade da Política que o
suporta, de forma a melhorar continuamente a sua eficácia e a
satisfação do Munícipe/Cidadão, trabalhadores e comunidade
envolvente;
- Prevenir a poluição, incidentes,
lesões e afeções da saúde através da promoção e vigilância da
Saúde, da permanente avaliação dos riscos e impactos ambientais e
da informação e sensibilização dos trabalhadores;
- Gerir adequadamente os aspetos
ambientais, nomeadamente os recursos (água, energia elétrica,
combustíveis, etc.), resíduos, produtos químicos, etc.;
- Reduzir os erros e os desperdícios;
- Planear a atribuição de meios e
providenciar os recursos necessários para atingir os objetivos
fixados;
- Divulgar a sua atividade junto dos
grupos sociais interessados, entidades e público em geral.
Missão
A Missão da Organização é a sua
razão de existência, focalizando-se em princípios de atuação e numa
estratégia consolidada de gestão tendo por objetivo a satisfação
das necessidades do Munícipe/Cidadão, onde:
"Superamos as necessidades do
Munícipe/Cidadão, procurando estabelecer uma prestação de serviço
público de modo responsável, cumprindo com idoneidade, ética e
zelo".
Os SMCB assumiram
como sua Missão:
"Conceber, construir e gerir o sistema de distribuição de água,
recolha e escoamento eficaz dos pluviais e efluentes domésticos,
recolha de resíduos sólidos urbanos e serviços de Higiene e Limpeza
Urbana, garantindo ao Município a prestação de um serviço público
de qualidade, segurança e proteção ambiental através de processos
de gestão eficientes e respeitadores dos valores sociais e
ambientais mais elevados, consolidando uma imagem de confiança e
competência, perante os seus funcionários, munícipes e
cidadãos."
Visão
"Os Serviços Municipalizados de
Castelo Branco, enquanto organismo público da Administração Local,
orientam a sua ação no sentido de promover o progresso e o
desenvolvimento sustentável do Município, aos níveis ambiental,
económico e social, criando condições de competitividade, inovação
e modernidade, e assegurando uma eficiente, transparente e rigorosa
gestão e afetação de recursos, de modo a serem reconhecidos como
uma entidade de referência do serviço público local e o garante da
qualidade do espaço urbano da comunidade albicastrense, envolvendo
as partes interessadas na melhoria do desempenho
organizacional."
Valores
- Satisfação dos
clientes; prestar um serviço de qualidade de acordo com as
espectativas dos clientes.
- Sustentabilidade da
organização; Exercer uma gestão competente, com eficácia,
eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica,
através de melhoria contínua dos processos, valorização dos
trabalhadores e melhores práticas.
- Sustentabilidade
Ambiental; Atuar com respeito pelos valores da natureza,
no uso eficiente da água, recolha e encaminhamento das água, bem
como no acondicionamento dos resíduos, preservando o ambiente.
- Inovação;
Promover a introdução de novas tecnologias e estimular novas ideias
que se traduzem num desempenho de excelência.
- Compromisso
social; Assegurar e aprofundar a prática do cumprimento
dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa,
solidária e sustentável.
- Excelência;
Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para
alcançar a plena satisfação dos clientes.
- Ética; Atuar com
transparência, rigor, competência, reforçando os laços de confiança
com os clientes, os trabalhadores, os fornecedores e os
munícipes.
Versão 10,
14/03/2018